Todos nós temos vínculos com alguém que é difícil de conviver ou que consideramos ser desagradável. Você sabe, aquela pessoa que rosna quando qualquer coisa pequena dá errado, ou mantém uma cara fechada quando os outros estão rindo. Você só quer sacudi-los e dizer: “Vamos lá, anime-se e seja legal!
Como você encontra amigos ou familiares que nem sempre são tão amorosos, tente aplicar essas 10 dicas:
1. Resolva os problemas que se acumularam e que causaram ressentimento. Evitar só leva à raiva, falta de perdão e amargura. Eu sei que não é fácil confrontar alguém quando você tem problemas de relacionamento, mas você não pode resolver esses problemas se você não tentar pelo menos resolvê-los.
2. Lembre-se dos bons momentos. Não negue os problemas, mas equilibre os negativos com os positivos. Force-se a pensar nos bons momentos.
3. Fazer algo agradável juntos para construir memórias positivas. Você pode não querer fazer isso, mas começamos a gostar mais das pessoas quando passamos tempo com elas e fazemos algo que cria uma experiência positiva.
4. Controle sua língua. Ela tem o poder da vida e da morte, de acordo com o Livro de Tiago. Use sua língua para edificar a outra pessoa, mesmo que você possa facilmente se concentrar no negativo. O que você diz impacta como você se sente.
5. Ore por aqueles que o irritam. Peça a Deus que lhe dê o Seu coração por eles. Devemos abençoar aqueles que nos amaldiçoam! Eu admito que isso não é natural, então use o poder sobrenatural do Espírito Santo em você para movê-lo à intercessão.
6. Ame as pessoas como a si mesmo. Jesus amou os seus inimigos e orou por aqueles que o magoaram e perseguiram. Sua mensagem é amar a pessoa difícil com Seu amor sobrenatural.
7. Considere o princípio bíblico – o que você semeia, você colhe (Gálatas 6:7). Faça aos outros como você gostaria que fizesse a você. É a regra de ouro!
8. Perdoe frequentemente e não se apegue a uma ofensa. A melhor maneira de prevenir a amargura para com outra pessoa é perdoar. O perdão é uma escolha que você faz.
9. A graça de Deus é um dom; ofereça-a também aos outros, da mesma forma que você foi perdoado, Deus perdoa-lhe por causa da Sua graça. Estenda a graça para aqueles que são difíceis.
10. Leia 1 Coríntios 13 como um verdadeiro lembrete de amor. ” 4O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13:4-7). Precisamos do amor de Deus para nos amarmos bem uns aos outros.
Hoje, escolha uma das 10 maneiras de lidar com uma pessoa difícil e experimente. Veja se você pode começar a amar as pessoas que não são tão amáveis. Esse é o nosso desafio!
E lembre-se, as pessoas geralmente são difíceis por causa dos tempos difíceis de suas vidas. Se você puder estender a graça para aqueles que não a merecem, você estará imitando a Cristo.