Você espera que boas coisas aconteçam em sua vida? E nos seus relacionamentos?
As expectativas fazem a diferença. Quando elas são positivas, ajudam o relacionamento a crescer. Quando você não conhece as expectativas, surgem os problemas. E quando as expectativas de um relacionamento não são satisfeitas, isso pode nos conduzir a termos mais problemas ainda.
Algumas pessoas pensam que, se você espera pouco em um relacionamento, fica surpreso quando uma expectativa é alcançada. Mas aqueles que têm baixas expectativas num relacionamento tendem a ser maltratados, e o inverso também é verdadeiro. Mesmo quando você tem altas expectativas, elas precisam ser razoáveis. Por exemplo, você espera que seu parceiro o entenda sem ter que se explicar? Este é um exemplo de uma expectativa de relacionamento que precisa ser ajustada e mais realista. Você não pode esperar ser entendido se seus sentimentos e necessidades não são comunicados.
Aqui estão algumas expectativas de relacionamento para discutir a fim de decidir o que é razoável:
- Quanto tempo seu parceiro deve gastar com seus amigos em relação a você?
- Suas demandas são muito altas? (Cite algumas e veja a reação da outra pessoa.)
- Você vê o conflito como uma parte normal de todo relacionamento?
- Quanto você compara seu relacionamento com as pessoas que vê nas redes sociais?
- Nós temos que ter os mesmos interesses? Se não, isso é um problema?
- Quais são as expectativas em torno do relacionamento sexual?
- Quão importante é a confiança no relacionamento?
- Você espera ser amado incondicionalmente ou suas cordas estão ligadas ao amor?
- Você espera que a outra pessoa conserte todas as suas feridas desde a infância?
- Você espera um relacionamento livre de qualquer tipo de abuso?
Discutir expectativas como as acima podem evitar muitos problemas. E esse tipo de discussão pode fazer a diferença quando buscamos um relacionamento.
Depois de colocar as expectativas na mesa, veja ver se a outra pessoa está confortável com isso ou se está em processo de amadurecimento. Mas, se você nunca fala sobre suas reais expectativas, elas não serão atendidas. Isso poderá apenas gerar uma raiva ou um ressentimento em relação à outra pessoa.
A maioria das pessoas em um relacionamento amoroso fará o melhor para atender as expectativas importantes para o outro. O problema para muitos relacionamentos não é torná-los conhecidos. Então, verbalize suas expectativas de relacionamento e veja onde você precisa entrar num acordo. Em pontos de desacordo, fale sobre como suas expectativas se formaram e como sua família lida com essas diferenças.
Embora essas conversas possam ser difíceis de fazer, lidar com essas diferenças pode fazer a diferença na saúde do seu relacionamento.
Dra. Linda Mintle – Terapeuta e Escritora